quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

OUT HERE (1969): MAIS ROCK PESADO EM ÁLBUM DUPLO



Das 17 canções inclusas no álbum duplo Out Here (primeiro lançamento da banda pela gravadora Blue Thumb) há pelo menos seis que mostram o quão variada uma formação do Love poderia ser em sua vertente folk-blues-hard-rock. Mais do que Four Sail, o álbum acentua a utilização de solos nas canções e traz a guitarra rítmica de Lee mais avançada na mixagem do que jamais esteve. As letras de Lee são reflexivas e diretas, suas intenções são claras e os trocadilhos são mínimos. “Eu sempre acreditei em dizer a verdade”, disse ele certa vez. “A verdade sempre ocupou grande parte das minhas canções”. As seis faixas de destaque em Out Here são “I’ll Pray For You”, “Listen To My Song”, “Doggone”, “I Still Wonder”, “Run To The Top” e “Willow Willow”.

A banda soa como se estivesse genuinamente se divertindo em “I’ll Pray For You”, principalmente nos “uh-huhs”, com inflexões de Elvis Presley no coro. A melancólica e excelente “Listen To My Song” é uma tocante e bela declaração de Lee. A guitarra acústica trabalha semelhantemente ao violão melancólico de “Alone Again Or”, ainda que aqui o negócio seja a substância do pedaço ao invés da disposição de espírito. “They told me that you sold me and you see It’s just a little question in my mind” (“Eles me disseram que você me enganou e você vê que isso é apenas uma pequena questão em minha mente”), canta Lee com uma voz que apresenta um tom quase confessional.

A gentilmente dedilhada “Doggone” (que existe em duas versões, uma com um solo de bateria e outra sem) mostra Lee em um estado de espírito reflexivo. Conforme a canção flui para um suave groove no estilo “Manic Depression”, Lee mantém a solitude, cantando “Once I had a singing group / Singing group’s now gone / Now I’ve got another group / It didn’t take too long” (“Certa vez eu tive um grupo musical / Esse grupo musical agora se foi / Agora eu tenho um outro grupo / E isso não vai durar muito”). Trata-se de um testamento para a efetividade de Lee, em um cenário simples e direto.

“I Still Wonder” é o raro exemplo desta formação do Love se aventurando no terreno da harmonia vocal. Ironicamente, Lee une a suavidade associada a Crosby, Stills & Nash com uma letra sombria “situada no meio de um pesadelo diário”. E a entrega vocal de Lee é fascinante, uma das mais refinadas performances vocais dele já gravadas.

A otimista “Run To The Top” é conduzida pelo aviso de Lee aos seus seguidores: “If living’s what you’re doing / Then why don’t you be free?” (“Se viver é o que você está fazendo / Então por que você não é livre?”). Lee restaura a ambição melódica da primeira formação do Love em “Willow Willow”. Usando a figura de uma flor como uma metáfora de mulher, ele canta: “Up from the ground came the irresistible top half of you” (“De cima do chão veio a irresistível metade de cima de você”). Novamente, nota-se um suntuoso trabalho de guitarra acústica.

Nos Estados Unidos, Out Here recebeu pouca atenção por parte do público, alcançando o posto 176 das paradas, mas, no Reino Unido, o álbum foi lançado pela gravadora Harvest (a mesma do Pink Floyd) e acabou alcançando o posto 29 das paradas britânicas de LPs. O êxito alcançado no Reino Unido fez Lee embarcar para uma turnê pela Europa em 1970, e, entre um show e outro, aproveitou para fazer alguns trabalhos de estúdio com Jimi Hendrix.

Out Here também representou um encerramento de ciclo no trabalho de Lee. Era o último disco do Love nessa década. O mundo estava vivendo uma era de transformações radicais em diversos campos. Os anos 1960 estavam acabando, deixando para a posteridade um rastro de legados perenes. Lee relembra com carinho desse período: “Os loucos dias dos anos 60 foram os dias do Conhecimento, no que me diz respeito. E ganhando porções de dinheiro, cara, aquele era realmente o tempo onde eu queria estar (risadas). Eu gostava dessa parte. Mas você sabe, quando você pensa que tem tudo, e assim são como as coisas funcionam... Quem teria imaginado que não existiriam mais hippies? Sabe? E quem teria imaginado que toda a Geração do Amor, toda aquela multidão do Amor, teria acabado daquele jeito? Jesus, eu nunca. Ainda amo aqueles dias, cara. Quer dizer, eu era um cara dedicado, dedicado a tudo o que eu acreditava. E ainda vivo a minha vida desse mesmo jeito, sabe? Eu tento viver livre. O tempo é realmente muito importante, é uma coisa muito importante que nós estamos fazendo aqui. Estas são as nossas vidas, certo?”.

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