quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

SESSÕES DE GRAVAÇÃO DO LOVE NA GRAVADORA ELEKTRA (1966-1968)



O LP homônimo de estréia do Love foi gravado em quatro dias no Sunset Sound Recorders (6650 Sunset Boulevard), em Hollywood. As sessões começaram às sete horas da noite do dia 24 de janeiro de 1966, quando foi gravada a parte instrumental de quatro canções (incluindo “Can’t Explain” e “No Matter What You Do”), com Bryan Maclean na guitarra rítmica, Johnny Echols na guitarra solo, Ken Forssi no baixo e Arthur Lee na bateria.

Aparentemente, os membros do Love estavam um pouco incertos ou inseguros sobre as habilidades de Snoopy Pfisterer na bateria (ele se juntou ao grupo principalmente para substituir o sempre imprevisível Don Conka, famoso por “Signed D. C.”) e não estariam até a sessão do dia seguinte, quando Snoopy tomaria o seu lugar na bateria. Em 1971, Snoopy lançaria luz sobre essa situação, em uma entrevista para a revista Zig Zag: “Eu era um baterista bastante limitado, e eles não queriam que eu ficasse perdendo tempo, fazendo experiências, ou qualquer merda dessas. Então, Arthur assumiu as baquetas e tocou bateria nas canções em que eu não estava me saindo bem”.

Em 25 de janeiro de 1966, o grupo completo, com os seus cinco membros, estava preparado para duas sessões de gravação, começando às quatro horas da tarde. As três canções gravadas nessa data incluem “You’ll Be Following” e o single de estréia na Elektra, “My Little Red Book”. O dia 26 de janeiro de 1966 seria o último dia de gravação para o álbum, com seis canções registradas, incluindo “Hey Joe”, “Signed D. C.” e “Softly To Me”, de Bryan Maclean.

Arthur e Snoopy se alternaram na bateria durante esta gravação, dividida em duas partes, embora a única canção gravada nesse dia que apresenta o Sr. Pfisterer na bateria seja a raríssima “Nº Fourteen” (que não foi incluída no álbum e que havia originalmente intitulada “Virginia – Get Me Straight”). A edição final (vocais, tamborim e harmônica) e a mixagem do LP Love foram completadas nas duas sessões de três horas cada no dia 27 de janeiro de 1966.

Notas adicionais: datas de gravação e ficha técnica das canções “A Message To Pretty” e “My Flash On You” são desconhecidas. É possível que essas faixas tenham antecipado as sessões de gravação ocorridas em janeiro. Uma faixa inédita conhecida como “Red Light, Green Light” foi gravada durante a sessão de 26 de janeiro. No entanto, nunca ficou claro se a gravação dessa faixa foi completada.

O Love retornou ao estúdio Sunset Sound Recorders em 20 de junho de 1966 para gravar seu segundo single pela Elektra, “7 And 7 Is”. Embora a formação do grupo tenha permanecido a mesma basicamente do álbum de estréia, esta foi a última sessão de Snoopy como baterista do grupo. Por volta do take 30 da extensa sessão de gravação desta canção, Arthur assumiu as baquetas. Jac Holzman, que produziu a sessão, relembra: “Houve problemas. Arthur alternou take após take com Snoopy, mas finalmente completamos. A canção tem muita energia”.

O grupo pegou leve na segunda metade dessa sessão, quando eles gravaram a canção “Hummingbirds”, projetada para ser o lado B de “7 And 7 Is”. Esta faixa acústica era um perfeito contraste ao poderoso folk rock psicodélico do Love, ao invés de prenunciar a qualidade onírica dos trabalhos posteriores do grupo. Embora “Hummingbirds” não tenha sido finalizada durante esta sessão, ela seria regravada um ano depois para ser incluída no álbum Forever Changes, sob o título “The Good Humor Man He Sees Everything Like This”. No lugar desta, o lado B de “7 And 7 Is” ficou sendo uma faixa que foi descartada do primeiro álbum, “Nº Fourteen”. O compacto foi lançado em julho de 1966.

As sessões de gravação para o segundo LP do Love, Da Capo, foram completadas no espaço de cinco dias nos estúdios da RCA Victor, em Hollywood (6363 Sunset Boulevard). A formação do grupo se expandiu e incluiu o baterista Michael Stuart (egresso da banda Sons Of Adam) e John Barberis (creditado no álbum como Tjay Cantrelli) no sax e na flauta. Por outro lado, Snoopy concentrou esforços no cravo e no órgão. “Orange Skies (composição de Bryan Maclean) foi a primeira faixa a ser gravada durante as três sessões de gravação de três horas de duração cada uma, ocorridas no dia 27 de setembro de 1966. Da mesma forma, “!Que Vida!” (originalmente intitulada “With Pictures And Words”) foi gravada no curso de nove horas no dia 28 de setembro. Três sessões em 29 de setembro renderam “She Comes In Colors” (originalmente intitulada “By The Clothes She Wears”) e uma breve sessão de gravação no dia seguinte rendeu “Number One”, que foi posteriormente renomeada como “The Castle”. As gravações finais para Da Capo – “Stephanie Knows Who” e a maratona “Revelation” (originalmente intitulada “John Lee Hooker”) – foram completadas em 2 de outubro.

As sessões de gravação para o terceiro LP do Love, Forever Changes, produziram as mais extraordinárias gravações do grupo, mas houve uma série de contratempos quando os trabalhos para a confecção do álbum começaram em meados de 1967. Conforme relembra o produtor-engenheiro Bruce Botnick, “Forever Changes começou como um projeto que seria originalmente produzido por mim e por Neil Young. Quando estávamos em cima da hora, Neil se mostrou indisponível para os trabalhos por causa de suas obrigações com o Buffalo Springfield. O Love estava atravessando um período terrível. Arthur tinha todas essas grandes canções, mas a banda se encontrava desunida. Eu estava preparado para gravar o álbum com Arthur cantando e tocando suas canções, com o apoio de músicos de estúdio”. Em 9 de junho de 1967, uma sexta-feira, o grupo entrou no Sunset Sound Recorders com o acompanhamento de músicos de estúdio. Botnick relembra: “Arthur tocou guitarra e nós trabalhamos nos arranjos e [os músicos de estúdio] gravaram duas canções em três horas. ‘The Daily Planet’ e outra [‘Andmoreagain’], que estão no álbum. O grupo estava presente também, e eu me lembro de ter ouvido queixas físicas durante a sessão. A banda estava tão chocada, tão deslocada, tão machucada, que isso os fez esquecer um pouco os seus problemas e se tornar uma banda novamente. Nós guardamos as duas faixas porque estavam boas, mas fizemos algumas edições para fazer ficar mais parecido com a banda”. Essas edições foram feitas em duas sessões separadas de três horas cada, em 10 de junho (“The Daily Planet”) e 12 de junho (“Andmoreagain”).

O Love (que agora consistia em Arthur Lee, Johnny Echols, Bryan Maclean, Ken Forssi e Michael Stuart) não retornou aos trabalhos de Forever Changes até o dia 11 de agosto de 1967, quando seis horas de gravação produziram “Live And Let Live” e “The Good Humor Man He Sees Everything Like This” (outras edições na faixa “Andmoreagain” foram feitas nesta data). Duas outras sessões de três horas cada em 12 de agosto renderam as canções “You Set The Scene”, “Bummer In The Summer” e “Old Man”.

Depois de outro longo mês de descanso, o Love retornou ao Sunset Sound em 10 de setembro de 1967 para a rodada final de gravações de Forever Changes. Nessa data, eles gravaram “A House Is Not A Motel”, “Maybe The People Would Be The Times Or Between Clark And Hilldale” e a faixa de abertura, “Alone Again Or” – tudo isso no intervalo de três horas. Cinqüenta dias depois, a última sessão de gravação para o álbum produziu “The Red Telephone”, ao lado de uma faixa desconhecida intitulada “Wonder People” (nesta data também foram efetuadas edições adicionais na faixa “The Daily Planet”). A orquestra de cordas e os arranjos de metais de David Angel foram adicionados às gravações finais durante os últimos dias de setembro de 1967. A seção de cordas consistia em Darrell Terwilliger, Michael Sosson, James Getzoff, Robert Barene, Arnold Bellnick, Jesse Ehrlich e Norman Botnick. A seção de metais era composta por Richard Leith, Roy Caton, Bud Brisbois, Oliver Mitchell e Charles Berghoffer. O piano ficou a cargo de Don Randi.

A última sessão de gravação da formação original do Love aconteceu em 30 de janeiro de 1968, no Sunset Sound Recorders, com Arthur Lee como produtor e John Haeny como engenheiro de som. A canção “Your Mind And We Belong Together” foi finalizada em 44 takes, depois de uma grande rodada de discussões entre Lee e o resto do grupo sobre como aperfeiçoar esta peça musicalmente complexa. O lado B de “Your Mind And We Belong Together” era “Laughing Stock”, que foi gravada na mesma data, em duas partes separadas, a parte acústica e a parte elétrica, em um total de dez takes.

Nota adicional: Embora haja muitos rumores, até hoje não foram encontradas evidências da existência de um álbum chamado Gethsemane, que teria sido supostamente gravado pela formação original do Love.

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